Já está online uma rede social desenvolvida por empresas portuguesas e dirigida à comunidade de estudantes universitários. Os responsáveis pelo desenvolvimento da Lappiz explicam que a plataforma tem como objectivo aproximar os estudantes e dinamizar a partilha de conteúdos académicos, notas de estudo, exercícios, relatórios ou exames, permitindo também a integração com ferramentas como o Facebook, Flickr, Wikipédia e Google Maps.

Com uma versão em inglês, a Lappiz quer cativar a atenção de estudantes portugueses e estrangeiros e apresenta objectivos ambiciosos. Para os primeiros meses pretende cativar 10 mil utilizadores portugueses e até ao final do ano quer chegar aos 100 mil utilizadores, entre público nacional e estrangeiro.

José Mendes, CEO da Innovation Point, explicou ao TeK que as estimativas resultam de uma quota definida a partir do número de estudantes que por ano entram no ensino superior em Portugal e no estrangeiro. Em Portugal serão 70 mil, a contribuir para um universo que se estima de 300 mil, e no estrangeiro chegarão ao ensino superior todos os anos 4 milhões de novos estudantes todos os anos.

Os responsáveis pelo projecto acreditam que a proposta portuguesa pode fazer a diferença por focar um público mais específico que o das redes sociais generalistas e, por outro lado, trazer para o mercado uma oferta mais abrangente em termos de funcionalidades e serviços que a das plataformas já existentes para a troca de conteúdos, que de um modo geral não inclui a componente social.

O serviço permite ainda o acompanhamento da actividade de outros estudantes, a gestão de recursos, sistemas de feedback e peer view, uploads simultâneos e a atribuição de tags.

Para os próximos meses estão previstas várias iniciativas de marketing directo no sentido de divulgar a rede, que pretende suportar-se num modelo de negócio baseado na publicidade.

O lançamento do Lappiz resulta de uma parceria entre a Innovation Point e a Seegno e exigiu um investimento inicial de 250 mil euros.

A Innovation Point é uma incubadora de ideias do grupo DST que apoia o desenvolvimento de ideias de negócio, algumas já no mercado, como a plataforma Where to Invest in Portugal (uma plataforma de marketing territorial que nasceu no seio da própria empresa) ou o serviço Gasmappers, que fornece informação online actualizada dos preços em milhares de postos de combustível em Portugal e Espanha. Este projecto também desenvolvido em parceria com a Seegno.



Cristina A. Ferreira