A União Europeia tem realizado conversações com a Google no sentido de resolver a investigação de abuso de posição dominante por parte da gigante norte-americana nos resultados do motor de busca. Segundo o responsável da concorrência da UE, Joaquin Almunia, as negociações avançaram mas ainda estão por concluir.

Como avança o PC World, o comissário europeu não fez nenhuma previsão sobre o possível desfecho do caso com base nos contactos que têm sido feitos com a gigante de Mountain View, mas fez questão de frisar que as conversações não podem durar para sempre. Em outubro a Google fez uma proposta para tentar resolver a situação onde se comprometia a identificar nos resultados das pesquisas quais tinham origem nos seus próprios serviços.

A empresa norte-americana enfrenta uma investigação da União Europeia pelo suposto abuso da posição dominante que tem exercido no mercado das pesquisas, onde é acusada de promover os seus próprios serviços. As acusações e investigações que têm sido feitas à Google apontam também para o facto de a empresa reduzir a visibilidade dos serviços concorrentes durante os atos de "auto-promoção".

A TripAdvisor e a Microsoft foram algumas das empresas que apresentaram queixa ao organismo europeu por uma suposta violação das regras da livre concorrência.

Além da União Europeia, também a Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC) pode avançar com uma investigação e processo contra a Google por abuso de posição dominante na área das pesquisas. Segundo relata a imprensa internacional, as duas entidades têm mantido contacto sobre os casos de antitrust da Google.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico