Os serviços multimédia e de Internet serão cada vez mais baratos, de acesso em qualquer lugar e cada vez mais voltados para o utilizador, defendeu-se ontem em Coimbra durante o encontro FMN09 - Second International Workshop on Future Multimedia Networking.

Na opinião de Eduardo Cerqueira, organizador do evento, citado pelo Jornal de Notícias, para responder a esses desafios torna-se necessário desenvolver redes autónomas e fiáveis que suportem as aplicações do futuro e que respondam às expectativas dos consumidores.

A evolução da Internet, acrescenta, exige infra-estruturas de redes e mecanismos de optimização e adaptação que as acompanhe e sustente. Por outro lado, os utilizadores são cada vez mais exigentes. Aspiram a melhor qualidade e a um custo mais baixo.

É fundamental a existência de redes informáticas avançadas e o desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias e serviços de rede que garantam ao utilizador o acesso fácil, com qualidade e ao menor custo a conteúdos exigentes - vídeo, áudio, televisão, entre outras plataformas -, através de computadores portáteis, telemóveis e de outros dispositivos, defenderam os especialistas reunidos em Coimbra.

O evento, que se prolonga durante esta terça-feira, tem por objectivo promover a partilha de diferentes perspectivas e debater as redes para suportes multimédia do futuro, reunindo três dezenas de países, ligados a centros de investigação ou a empresas que oferecem serviços Internet.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.