A Nokia lançou a tão anunciada Ovi Store, um espaço online a partir do qual os clientes da empresa podem descarregar conteúdos para os seus equipamentos. Estão disponíveis jogos, vídeos, podcasts, ferramentas de produtividade, serviços baseados na localização e outros conteúdos, detalha a empresa em comunicado.

Portugal ainda não figura da lista de países com cliente local para a utilização do serviço, que replica um modelo usado com enorme sucesso pela Apple. A Nokia arranca com clientes locais para a utilização do serviço em cinco países e sistema de facturação suportado pelo operador em oito países. Os clientes nos restantes países podem fazer uso do serviço através de cartão de crédito.

Contactada pelo TeK, a Nokia Portugal não avança uma data para a localização do serviço que segundo estimativas da empresa chegará em todo o mundo a 50 milhões de utilizadores com equipamentos compatíveis.

O momento é diferente e o elemento novidade também já não é igual, mas vale a pena referir que a App Store da Apple registou no primeiro ano de actividade mais de mil milhões de downloads.

O Ovi é a porta de entrada no mundo de aplicações e serviços para utilizadores Nokia, uma plataforma que a empresa tem vindo a enriquecer com vários serviços. Acolhe agora também a nova loja de aplicações, a que é possível aceder via Internet ou telemóvel.