A Nokia prepara-se para apresentar uma alternativa ao Google Street View, criando o seu próprio serviço de vistas de rua para mapas, com a particularidade de que este contará com modelos panorâmicos tridimensionais integrais das ruas, ao invés do proposto pela Google, adiantou um dos responsáveis, no centro de investigação da empresa, em Tampere, Finlândia.

"O que estamos a desenvolver é uma renderização 3D completa de localizações e ambientes", afirma Ville-Veikko Mattila, citado pela revista New Scientist, realçando que a proposta configura "uma grande diferença" face ao produto da Google, que apenas faz uma aproximação à experiência 3D.

A notícia é veiculada por vários meios de comunicação internacionais, que avançam o mês de Novembro como data para o início de recolha de imagens, em Londres, esperando-se que o novo serviço fique disponível durante o próximo ano.

O projecto, que promete imagens "mais claras e realistas", está a cargo da divisão de mapas da Nokia, a Navteq. Os veículos de recolha de dados serão equipados com um sistema que inclui câmaras fotográficas de alta resolução, GPS e um radar laser, permitindo captar as imagens e fazer as medições necessárias à construção das imagens em 3D.

O sistema deverá assegurar uma representação dos originais em 3D melhor que o Street View, garante Ville-Veikko Mattilda, mas talvez a diferença mais notável resida na possibilidade de os utilizadores se movimentarem dentro dos ambientes urbanos como se estivessem dentro de um jogo de corridas "fotorealista", explica.

Embora parcas, as características apresentadas já começaram a gerar especulações sobre a possibilidade da empresa vir a apostar na utilização das imagens para jogos baseados em ambientes realistas ou em novas formas de publicidade.

Nota de Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha.