A Hollywood Foreign Press Association anunciou esta segunda-feira, dia 9 de dezembro, os nomeados para a 77ª edição dos Globos de Ouro. As indicações consolidam a posição de domínio do Netflix, uma vez que a plataforma lidera a lista com 17 nomeações. Esta é também a primeira vez que a Apple surge associada aos prémios, dado que The Morning Show, um exclusivo da sua plataforma de streaming, está nomeada em duas categorias - Melhor Série Dramática e Melhor Atriz em Série Dramática (Jennifer Aniston e Reese Witherspoon).

O sucesso do Netflix deve-se a três filmes em particular. Marriage Story, com Adam Driver e Scarlett Johansson é, de resto, o filme com mais nomeações desta edição dos Globos, somando seis no total, incluindo Melhor Filme Dramático. The Two Popes e The Irishman são outros dois filmes indicados nesta categoria, ligando o nome da plataforma a três dos cinco filmes indicados.

Na categoria de Melhor Filme Humorístico/Musical, o Netflix também consegue estar representado com Dolemite Is My Name.

Inteligência Artificial acertou nos vencedores dos Óscares
Inteligência Artificial acertou nos vencedores dos Óscares
Ver artigo

No que diz respeito às séries, há também dois exclusivos do serviço que merecem destaque, sendo eles The Kominsky Method (três nomeações), Unbelievable (quatro nomeações) e The Crown (quatro nomeações).

A Amazon conseguiu arrecadar cinco nomeações, com Fleabag e Marvelous Mrs. Maisel e a Hulu, que ainda não está disponível em Portugal, também, graças à série Catch 22.

A próxima edição dos Globos de Ouro vai decorrer no próximo dia 5 de janeiro de 2020 e é muito improvável que estes serviços de streaming voltem para casa de mãos a abanar. Por último, e não menos importante, é essencial sublinhar que estes prémios tendem a ser um bom indicador do que se vai passar nos Óscares, pelo que é muito possível que venhamos a ver filmes como Marriage Story ou The Irishman a receber galardões nos próximos meses.