Os norte-americanos bateram o recorde de compras online na passada segunda-feira ao gastarem 733 milhões de dólares naquela que é apelidada de Cyber Monday.



Pelas contas da comScore, os gastos deste ano subiram 21 por cento face aos valores obtidos no ano passado e o número de compradores online aumentou 38 por cento. Por sua vez, a quantia média gasta por utilizador diminuiu 12 por cento.



Em causa estão as fortes campanhas de descontos e promoções e o facto dos novos compradores gastarem menos do que os consumidores veteranos nas andanças online.



A análise da consultora mostra ainda que 60 por cento das compras efectuadas através da Internet, na passada segunda-feira, foram feitas a partir dos computadores do local de trabalho e que o número de utilizadores que compraram online representam 44 por cento do total de internautas do país.



Os sites da Amazon, Wal-Mart, Target, Dell e Best Buy foram os mais procurados pelos consumidores, mostraram os dados da comScore.



A Cyber Monday é conhecida por ser a primeira segunda-feira após o Dia de Acção de Graças - um feriado muito celebrado nos Estados Unidos - e dia em que os retalhistas norte-americanos abrem as portas com promoções e descontos aliciantes para incentivar os consumidores a iniciarem as suas compras de Natal.



Os americanos começaram há alguns anos a aproveitar esse regresso ao trabalho para se ligarem à Internet e adquirir tudo o que não haviam encontrado durante o fim-de-semana.



Batpizado há dois anos de Cyber Monday pela Federação Nacional de Retalhistas, o dia é actualmente conhecido por ser um dos que regista maior nível de procura por parte dos consumidores e um dos de maior facturação para as lojas online.



Notícias Relacionadas:

2007-11-26 - Comércio electrónico deverá crescer até 21% no Natal