No palco central do Web Summit, Matt Brittin, responsável de operações e negócios da Google na região EMEA, diz que é preciso existir uma maior e mais próxima relação entre as empresas tecnológicas e as entidades responsáveis pela regulação do sector nas várias regiões do mundo.

O gestor está confiante de que, num futuro não muito distante, três em cada quatro pessoas terão um dispositivo com o sistema operativo da Google, o Android, que, segundo a própria empresa, já está presente em mais de 2.000 milhões de dispositivos de várias marcas e fabricantes.

A Google já foi acusada de não jogar segundo as regras e de obrigar as marcas parceiras a pré-instalarem nos seus dispositivos Android o browser Chrome, como forma de aumentar a força daquele que já é considerado o browser mais usado em todo o mundo. Mas Brittin não acredita que exista qualquer tipo de conflito de interesses, "O Android trouxe escolha e concorrência” ao mercado dos dispositivos móveis e, sendo uma plataforma open source, “ajuda os programadores de uma forma sem precedentes”.

As chamadas notícias falsas, um fenómeno mediático que tem ganho uma proporção cada vez maior e tem sido frequentemente usado como bode expiatório para muitas polémicas, também foram tema de conversa em palco. Matt Brittin reforça que é preciso que as empresas tecnológicas, os reguladores e os legisladores estabeleçam parcerias mais fortes e mais próximas para expurgar a internet de conteúdos que tenham como propósito desinformar, condicionar a opinião pública e tentar criar o caos.

O gestor britânico sublinha, porém, que não existe nenhuma “solução técnica mágica” que resolva, de um dia para o outro e de forma absoluta, este fenómeno. “É algo que temos que continuar a investir”, incita.

E por falar em Android…

Esta semana, celebra-se o décimo aniversário da Open Handset Alliance, uma aliança criada pela Google em 2007 e que reúne 84 empresas tecnológicas e do mercado dos dispositivos móveis. Foi deste conglomerado que nasceu o célebre sistema operativo móvel da Google.

A data ficou marcada por uma pequena celebração no Pavilhão 1 da FIL, que contou com a presença de Matt Brittin e de um bolo com a forma da mascote do Android.

tek bolo aniversario android

O Web Summit termina esta quinta-feira, dia 9 de novembro, e o TEK tem acompanhado os momentos mais importantes, nomeadamente em imagens. Veja a edição de 2017 do evento "por dentro".