Só neste mês, o Twitter já foi afectado por códigos maliciosos em quatro ocasiões diferentes. De acordo com os responsáveis pela própria plataforma, os problemas mais recentes prendem-se com mensagens publicadas nos perfis dos utilizadores que apontam para um link relacionado com o site www.TheSmartEcard.com.

O autor do códido parece ser Mikey Mooney, o autor daquele que já ficou conhecido como o worm do Twitter, lançou um novo código, afirmou a empresa F-Secure.

Segundo a mesma fonte, o worm é propagado através de mensagens deixadas nos perfis dos utilizadores e assinadas com o nome Mikeyy. Já o perfil a que a mensagem corresponde apresenta-se com a designação Mikey and the Mysterious Treqz.

Esta é a quinta variante do worm criado pelo jovem e já começou a fazer estragos. Isto porque, o site para o qual o link aponta está classificado como fonte de phishing e alguns utilizadores que visitaram a página viram o seu perfil bloqueado, ou seja, tiveram de criar um novo acesso.

Mas as ameaças não se ficaram por aqui. Ao longo do fim-de-semana vários ataques foram reportados e o mais citado foi o lançado na passada sexta-feira. O worm em causa é enviado numa mensagem que utiliza o nome de diversas celebridades, entre as quais Oprah e Ashton Kutcher. Os utilizadores que seguiram as mensagens acabaram por ver os perfis afectados e passaram a enviar posts não autorizados para todos os seus contactos, infectando a rede.