A beta do Chrome tem nova versão. O post colocado ontem no blog do browser dava conta de melhorias ao nível da velocidade e de algumas das características mais utilizadas por quem mudou para o navegador da Google.

A velocidade é uma das prioridades dos responsáveis pelo serviço, que garantem que a nova versão é 30 por cento mais rápida que a anterior.

"Além das melhorias na execução de JavaScript, há outras alterações que devem fazer com que o Google Chrome tire o máximo partido da sua ligação à Internet. Se o utilizador solicitar a abertura de uma nova página enquanto outras ainda estão a carregar, por exemplo, o Chrome vai dar prioridade às solicitações do novo site - carregando textos, imagens e vídeos - em relação às páginas já abertas", anuncia o blog oficial.

Outro dos aspectos destacados é a alteração na página mostrada quando se pede um novo separador (New Tab). Quem passar para a nova versão vai poder manipular a sua lista de sites mais visitados, arrastando os ícones para a posição desejada. Será também possível seleccionar e salvaguardar de entre eles os que não se querem perder, mesmo que se mude de hábitos de navegação. No canto superior direito do novo separador nasceu um botão que permite ocultar partes da página.

À lista sugestões para cada palavra chave-introduzida na barra de endereços - a que o Chrome chama Omnibox - foram acrescentados símbolos, à esquerda do endereço sugerido, consoante o resultado venha da Internet, do histórico ou dos favoritos.

Novidade são também os temas para personalizar o browser. Por enquanto ainda só estão disponíveis 29.

A nova versão do Chrome introduz ainda melhorias ao nível do suporte de HTML 5.