A Valve juntou uma nova ferramenta à Steam. Agora, naquela que é uma das maiores plataformas de videojogos da indústria, os utilizadores podem consultar quanto é que já gastaram em videojogos.

A opção, a que a empresa chamou "External Funds Used", é uma ferramenta simples que congrega todos os gastos que teve na Steam com a sua conta de utilizador. Se quiser tirar já a prova dos nove e verificar a sua "fatura" total, siga este link com o seu perfil ativo na versão web da Steam.

A plataforma indica que estes valores são utilizados para identificar perfis que possam revelar comportamentos típicos de uma "Limited User Account", uma conta pouco ativa, com menos de 5 dólares gastos em loja, que pode ter sido criada com propósitos maliciosos.

"Os utilizadores maliciosos atuam com contas de fachada que não têm compras registadas [...] ou créditos na carteira virtual da Steam. De forma a dificultar o spam, o scam e o phishing que é perpetrado com recurso a estas contas, decidimos restringir o acesso a determinadas funcionalidades que estão disponíveis para a nossa comunidade até que a conta perfaça 5 dólares em compras na Steam", revela a empresa em comunicado.

Nas estatísticas apresentadas, a Steam mostra quanto gastou antes de o estatuto de "Limited User Account" ter sido criado, em 2015; quanto gastou no geral; e quanto gastou em jogos geridos pela Perfect World Entertainment, uma empresa parceira da Steam que ajuda a administrar os universos virtuais de CS:GO e Dota 2 na China. A empresa merece destaque nesta nova ferramenta, uma vez que está a servir de motor para o crescimento da Steam na região mais oriental da Ásia.