Não param de aumentar os esquemas fraudulentos na Internet que tiram partido da mais recente ameaça à saúde pública: a gripe A. De esterilizadores de ar a comprimidos para aumentar a resposta do sistema imunitário ao vírus ou champôs que protegem da gripe, a panóplia de "placebos" é vasta e a oferta entrou em novo período de crescimento.


As autoridades estão preocupadas com a fraude e com os riscos para a saúde: na Internet vende-se quase de tudo, incluindo falso Tamiflu.


Os primeiros produtos surgiram logo quando se começou a falar do H1N1, na Primavera, a um ritmo de cerca de 10 "novidades" por dia, monitorizado por uma equipa norte-americana destacada para o combate à fraude ao consumo, relacionada com a gripe A.

Durante o Verão verificou-se um abrandamento, mas com o Inverno a aproximar-se e o medo a crescer entre a população, cresce também a oferta, tendo-se verificado um aumento significativo durante as últimas semanas. "Vemos novos sites a aparecer a cada instante", afirma a responsável pela equipa, Alyson Saben, citada pela Associated Press.

O mais preocupante para os responsáveis continuam a ser os sites que garantem disponibilizar o Tamiflu sem receita médica, quando o medicamento da Roche destinado ao tratamento da doença só pode ser adquirido em farmácias quando prescrito por médicos.

O organismo estatal norte-americano responsável pelo controlo dos alimentos e fármacos adquiriu e testou 5 desses medicamentos vendidos online. Um deles continha pó de talco e paracetamol, mas nada de oseltamivir - o princípio activo utilizado no Tamiflu. Os restantes 4 tinham esta substância na sua composição mas não se encontravam licenciados para venda nos Estados Unidos.

"Não temos a menor ideia das condições em que estes produtos são fabricados. Podem conter ingredientes contaminados, contrafeitos, impuros, subpotentes ou superpotentes", alerta Alyson Saben.

As autoridades norte-americanas já enviaram notificações aos responsáveis pela disponibilização online de mais de 140 produtos apregoados como adequados para o tratamento da gripe suína.

Um dos produtos é uma máquina de fotões que produz "ondas de energia". De acordo com o site onde é vendido, o Photon Genie "ajuda a fortalecer o sistema imunitário, e um sistema imunitária forte é essencial para evitar os sintomas da gripe A e a chave para o seu tratamento".


Depois de notificado, o site retirou o anúncio, mas há muitos do género na Internet, avisam os responsáveis.


As organizações de defesa de consumidores também vêm alertando os seus subscritores para este tipo de "engodos" online.