A Google está a fazer chegar um conjunto de novidades ao Chrome, baseadas em inteligência artificial. Uma destas novidades vai ser útil na organização dos separadores no browser. Os separadores são uma boa forma de trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo, mas se tiver muitos abertos em simultâneo pode não ser fácil encontrar o que quer, a não ser que organize tudo por temas. Esta nova função do Chrome vai dar uma ajuda aí, com sugestões de organização automática e por temas dos separadores que tiver abertos no browser.

Para a utilizar será preciso carregar no botão direito do rato, em cima do separador, e escolher a opção Organizar Separadores Semelhantes. O software vai fazer o seu trabalho e até pode sugerir-lhe nomes ou emojis para cada grupo de separadores, de modo a que seja mais fácil fazer distinções.

Chrome vai ajudar a organizar separadores com IA
créditos: Google

“No ano passado introduzimos wallpapers com IA generativa no Android 14 and Pixel. Agora estamos a estender o mesmo modelo ao Chrome, para que possa personalizar o seu browser ainda melhor”, explica a Google no nota onde divulga as novidades da nova versão do Chrome.

E esta era a segunda. Vai permitir criar temas personalizados a partir de um tópico, estado de alma, imagem ou cor escolhidos pelo utilizador. A opção vai estar no painel lateral Personalizar Chrome. Aí é preciso escolher a opção mudar tema, seguida da opção criar com IA. Há uma coleção de opções para inspirar quem quiser experimentar, sem uma ideia definida do que procura.

Personalizar aparência do Chrome com IA Personalizar aparência do Chrome com IA
créditos: Google

Há ainda uma terceira novidade, que tira partido de IA generativa para ajudar o utilizador a escrever online, com mais confiança, diz a Google. Para usar, bastará carregar no botão direito do rato, com o cursor em qualquer caixa de texto ou área de um site visitado e escolher a opção Ajuda-me a escrever. O utilizador digita algumas palavras e a IA ajudará a articular um texto a partir disso.

“Escrever na Web pode ser assustador, especialmente se pretender articular as suas ideias em espaços públicos ou fóruns [...] quer pretenda deixar uma crítica bem escrita, fazer um comentário agradável a uma festa, ou um pedido formal de informação sobre o aluguer de um apartamento”, acredita a Google.

“Para começar, clique com o botão direito do rato numa caixa de texto ou campo em qualquer site que visite no Chrome e selecione "Ajuda-me a escrever". Escreva algumas palavras e a nossa IA iniciará o processo de escrita por si”, ilustra-se.

tek Chrome 121 ajuda a escrever com IA
créditos: Google

Estas novidades serão lançadas nos próximos dias, primeiro nos Estados Unidos, mas entretanto serão generalizadas a outros países. Fazem parte da nova versão do Chrome (121) e, como frisa a empresa, estão ainda em fase experimental. Podem ter algumas falhas nos resultados que conseguem devolver. Só vai poder usá-las depois do browser estar atualizado para esta versão mais recente.