Já está disponível para download a versão beta do novo Chrome 4.1 - para Windows. Entre as melhorias introduzidas encontram-se novos controlos de privacidade e uma integração mais simples com o tradutor.

As novidades introduzidas ao nível da privacidade destinam-se a conferir ao utilizador maior controlo sobre cookies, imagens, JavaScript, Plug-ins e pop-ups, cujas opções de privacidade passam a poder ser definidas site a site, explicam os responsáveis no blog do serviço.

O utilizador vai poder, por exemplo, definir regras de cookies que os autorizem apenas em sites de confiança e os bloqueiam em páginas nas quais não confiem, detalha a Google, em comunicado à imprensa. O mesmo é possível quanto às imagens, leitura de JavaScript e plug-ins.

As opções ficam acessíveis a partir da secção de privacidade da caixa de opções do Chrome (no topo, por baixo da Hood tab), onde será também disponibilizada uma ligação para o gestor das configurações Adobe Flash Player, que permite visualizar e controlar o que o programa da Adobe guarda no computador.

Outra das novidades apresentadas é o tradutor instantâneo de páginas Web, que dispensa a utilização de qualquer extensão ou navegador de plug-ins. O browser identifica automaticamente que o idioma da página que está a ser visualizada é diferente do pré-definido nas suas configurações e pergunta ao utilizador se pretende a tradução. Os utilizadores podem também solicitar a tradução de todas as páginas encontradas num determinado idioma.

Os interessados em experimentar podem, desde já, descarregar a versão beta do browser e aqueles que se encontrem inscritos no canal Beta podem esperar uma actualização automática "nos próximos dias". A empresa espera também, "nas próximas semanas", trazer as novas funcionalidades aos utilizadores da versão estável do browser.