Foram detectadas 24 aplicações contaminadas com uma nova versão de um malware criado para atacar o sistema operativo Android. O novo malware é um upgrade ao Droid Dream, baptizado como Droid Dream Light. Não precisa da acção do utilizador para se executar e tanto quanto já foi possível apurar até agora esconde-se em 24 aplicações disponíveis na loja - Android Market.



Estima-se que possa estar a afectar 30 mil a 120 mil utilizadores, que terão descarregado as aplicações contaminadas com o código, diz a Lookout Security.



As aplicações infectadas foram entretanto retiradas do mercado de aplicações, uma medida que a Google também assegurou para tentar irradicar a primeira versão do malware, criada pelo mesmo grupo que desenvolve esta segunda ameaça com efeitos pouco claros.



De acordo com a informação disponível, o código malicioso é activado através de acções que não dependem do utilizador, como a recepção de uma chamada, por exemplo, o que torna mais provável a infecção nos dispositivos em contacto com o malware.



A nova versão do código foi detectada depois de um programador ter alertado para a existência de versões modificadas de uma aplicação por si desenvolvida, no Android Market.



Recorde-se que em Março a Google procedeu a uma revisão dos mecanismos de segurança do Android Market, em resposta à primeira versão deste malware que se estima terá afectado 200 mil utilizadores, através de 50 mil aplicações contaminadas com código malicioso.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.