A Microsoft poderá lançar na próxima semana a sua resposta ao serviço de pesquisas da Google. É sabido que o Kumo está em testes desde o início do ano e acredita-se que o lançamento possa ser feito na próxima semana por Steve Ballmer durante a conferência All Things D, a fazer fé numa informação hoje publicada no The Wall Street Journal, que organiza o evento.

Os rumores que correm na Internet também antecipam que a Microsoft poderá mudar o nome do motor de pesquisa e dar-lhe uma designação comercialmente mais apelativa, mas para já não há confirmação oficial sobre a possibilidade.

No passado mês de Março surgiram nos meios especializados as primeiras imagens do Kumo que revelavam um serviço com uma apresentação de resultados a três colunas onde também ficam disponíveis ferramentas como as pesquisas relacionadas; o historial de pesquisas daquela sessão e um conjunto de categorias de pesquisa directamente relacionadas com a palavra pesquisada.

O mundo das pesquisas online tem-se orientado para as pesquisas semânticas, para tentar dar ao utilizador exactamente aquilo que procura. A Google ainda na semana passada anunciou novidades nesta área e no novo serviço da Microsoft essa também deverá ser uma preocupação. Isso sugere aliás a compra da PowerSet no ano passado, uma empresa que trabalha precisamente nesta área.

A conferência All Things D está agendada para 26 a 28 de Maio. Conta com várias presenças de peso da indústria de TI. Além de Ballmer, estão agendadas intervenções com Carol Bartz, CEO da Yahoo, Jon Rubinstein, presidente da Palm, entre outros.