Nova norma para a web abre portas a uma navegação mais rápida e segura

Este artigo tem mais de 6 anos
O novo sistema pode desempenhar um papel fulcral para impedir ataques que têm por base as falhas de funcionamento da própria internet.
Nova norma para a web abre portas a uma navegação mais rápida e segura
Tek

A Internet Engineering Task Force (IETF) acaba de aprovar formalmente o Transport Layer Security 1.3, um novo sistema padrão de segurança que vai estabelecer as novas diretrizes para a encriptação de páginas web, depois de quatro anos em discussão e de mais de 20 propostas analisadas.

O grupo, que trabalha com o World Wide Web Consortium no desenvolvimento de normas para a internet, explica que o objetivo principal das novas regras é reduzir a "janela de oportunidade que os hackers terão para roubar dados".

No estabelecimento da ligação entre um PC e um servidor, o handshake (nome que se dá ao processo de reconhecimento entre as máquinas envolvidas num processo de comunicação de dados) vai passar a introduzir a encriptação mais cedo, reduzindo assim a quantidade de dados que são transmitidos de forma desprotegida. A reutilização de algoritmos de encriptação também vai ser descontinuada, o que, em consequência, vai inutilizar a reutilização de chaves de desencriptação por parte dos atacantes.

A navegação vai ficar mais rápida graças a um RTT de tempo nulo nos casos em que as máquinas já comunicaram entre si os detalhes preliminares. RTT, ou round-trip time, é a sigla utilizada para referir o tempo que um sinal (ou conjunto de sinais) demora a percorrer o trajeto compreendido entre um computador, o seu destino (servidor), e de volta ao ponto de partida.

Os efeitos da implementação desta nova norma só vão ser sentidos quando os websites começarem a adotá-lo. Não é expectável que a sua introdução coloque um ponto final aos roubos de dados e a outros ataques informáticos, mas é possível que este novo sistema desempenhe um papel fulcral na retenção de ataques que têm por base as falhas de funcionamento da própria internet.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.

Pergunta do Dia

Mais informações
Participou nesta votação.

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar