No âmbito das celebrações do Dia Europeu da Internet Segura, realizam-se hoje em Portugal diversas actividades e acções de sensibilização que têm com o objectivo alertar os utilizadores para os perigos existentes online. O projecto Internet Segura será responsável por algumas iniciativas, entre as quais acções a realizar nos Espaços Internet, nas Lojas Ponto Ja e nas escolas, assim como o lançamento do curriculum JovensOnline.Net.




Este último é um projecto adaptado para português pela Seguranet e pela Microsoft que reúne um conjunto de conteúdos e sugestões de actividades para pais, professores e alunos.




O Jovens Seguros Online acaba por ser um instrumento do projecto para a disseminação de informação para uma utilização segura da Internet, disponibilizando histórias, conselhos, planos de aulas, questionários e cenários interactivos




A ideia foi criada na Finlândia em 2005, para o dia Nacional das Informações Seguras, e é já utilizado em diversos países de todo o mundo, entre os quais Suíça, Dinamarca, Lituânia, Espanha.




Para marcar o Dia da Internet Segura os locais de acesso gratuito à rede, os Espaços Internet, terão ao longo de todo o dia acções de formação, uma actividade que deverá ser contemplada também no futuro. Aqui, os utilizadores poderão contar com o apoio de monitores credenciados para facilitar o uso das novas tecnologias aos visitantes destes espaços.




Ainda hoje, as Lojas Ponto JÁ do Instituto Português da Juventude vão receber workshops com o objectivo de promover o envolvimento activo dos jovens na utilização da Internet. A acção desenrola-se nas cinco Direcções Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) do IPJ.




As escolas do Ensino Básico e Secundário vão desenvolver actividades no âmbito do tema "Dia Europeu da Internet Segura - Porque Navegar (bem) é Preciso", também promovido pela Seguranet. A mesma entidade é ainda responsável por um concurso que já conta com a inscrição de 126 escolas, 177 professores, 2578 alunos e 68 pais.

Todos os meses são lançados desafios no decorrer do concurso, com as equipas inscritas a receberem pontos. As que chegarem aos mil pontos ganham o direito de participarem num evento regional sobre Segurança na Internet.



Notícias Relacionadas:

2008-02-12 - Dia da Internet Segura assinalado hoje em mais de 40 países