Um novo standard de codificação de anúncios publicitários, distribuídos a partir de sistemas digitais está a ganhar alguns clientes de peso entre anunciantes e agências. O Ad-ID é uma plataforma web-based que codifica qualquer tipo de anúncio concebido para sistema de transmissão digitais, como a televisão interactiva ou serviços de cabo on-demand.



Esta espécie de bilhete de identidade do anúncio é garantido por uma identificação de 12 dígitos, que acompanhará a peça desde a sua criação até ser distribuída. O sistema permite assim que agência e distribuidor incluam informações variadas em cada anúncio.



Estes dados poderão ser úteis para um operador de cabo que através da informação associada ao código do anúncio fique a saber a data de início e fim do comercial, target a que se dirige, restrições eventuais, etc.



A American Association of Advertising Agencies (AAAA), responsável pelo desenvolvimento do serviço, em parceria com a Association of National Advertisers considera que o este poderá levar algum tempo a substituir o antigo standard, que atribui diferentes códigos aos anúncios em função dos suportes em que este pode ser emitido. Ainda assim, acreditam ter conseguido simplificar e acrescentar valor ao processo e comparam o sistema ao código de barras hoje usado em quase todos os produtos transaccionáveis.



A divulgação do novo sistema foi feita pela primeira vez em Março mas foi nos últimos tempos que começaram a surgir os primeiros apoios de peso. São para já utilizadores do serviço a Proctor & Gamble, Johnson & Johnson e Ernst & Young. Entretanto, continuam os esforços de divulgação da associação que acredita ter um longo caminho a percorrer até conquistar a confiança da maioria dos anunciantes e programadores.



O Ad-ID permite ainda de uma central online para anunciantes, agências e programadores onde os dados sobre cada anúncio podem ser alterados ou acrescentados mantendo-se confidenciais para utilizadores não autorizados.