O jornal britânico The Guardian revelou ontem mais informações relativas aos programas de vigilância da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA). O serviço de inteligência faz uso de uma plataforma chamada XKeyscore que permite ter acesso a quase todo o tipo de comunicações online que são feitas pelos utilizadores, como chat de Facebook, emails e históricos de navegação da Internet.

Sem desmentir as capacidades do programa, a NSA preferiu destacar as necessidades que obrigam à existência de tal interface de controlo de comunicações. A agência garantiu também que nem todo o tipo de pessoas têm acesso a este programa, tendo que passar por vários períodos de treino que avaliam inclusive o desempenho ético dos profissionais.

O sistema de monitorização desdobra-se ainda em várias etapas de supervisão, garante a NSA, como uma forma de impedir o mau uso da ferramenta. Nenhum dos analistas pode atuar de forma livre e cada analista tem apenas uma função que o software permite executar - havendo assim um teórico impedimento de aceder a todos os conteúdos.

A NSA recusa ainda as acusações de que faz uma recolha de dados de forma arbitrária e sem constrangimentos. A agência garante que que as atividades que desenvolve são focadas em alvos estrangeiros que colocam em causa a segurança do país.

Como argumento final a Agência Nacional de Segurança garante que desde 2008 que já conseguiu prender cerca de 300 terroristas graças ao XKeyscore.

A versão da NSA difere da revelada pelo jornal The Guardian, baseada em documentos fornecidos por Edward Snowden, que garante que o acesso à informação pode ser feito sem autorização prévia. Snowden garantiu que a partir da sua secretária, desde que tivesse acesso ao email, podia inclusive controlar as comunicações de um presidente de um país.

Segundo as revelações feitas, o XKeyscore terá inclusive a capacidade de acompanhar em direto o desenrolar de uma conversação.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico