
As ofertas de Internet de banda larga suportadas em fibra óptica contabilizavam no final de Março cerca de 54 mil clientes, mais 78% que no trimestre anterior, revelam os últimos números da Anacom relativos aos três primeiros meses do ano.
O regulador refere que no período analisado existiam em Portugal 2,17 milhões de utilizadores de Internet em banda larga móvel, dos quais 1,2 milhões através de placas/modem. A Internet fixos somava cerca de 1,97 milhões de clientes, 1,936 milhões em banda larga.
O número de utilizadores que efectivamente acedeu à internet em banda larga móvel no primeiro trimestre de 2010 baixou 4,5 por cento face ao período anterior, embora tenha crescido 55,7 por cento quando comparado aos valores registados em 2009. Já os valores no serviço fixo de acesso à Internet aumentaram 3,7 por cento face ao trimestre anterior, e 13,4 por cento em termos homólogos.
A maioria dos clientes do serviço fixo utiliza a banda larga - 1,936 milhões, mais 72 mil ou 3,8 por cento que no trimestre anterior. Os clientes destes serviços representam cerca de 98,4 por cento do número total de clientes de Internet.
A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa 55 por cento do total. O modem cabo é utilizado por 40,7 por cento dos clientes da banda larga fixa.
As ofertas de banda larga baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra óptica (FTTH/B), e que representam quatro por cento do total dos clientes, apresentam crescimentos muito elevados, acima dos 45 por cento, uma evolução que segundo a Anacom se deve sobretudo às ofertas suportadas em fibra óptica.
No que se refere às quotas de clientes de banda larga fixa, a quota de clientes do grupo Portugal Telecom situou-se nos 44,9 por cento, mais 0,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior.
A quota de clientes do Grupo ZON situou-se nos 32,6 por cento, com um aumento de 0,4 pontos percentuais face a Dezembro. Entre os operadores que registaram um maior ganho absoluto de clientes destacam-se o grupo PT e o grupo ZON com acréscimos de 38 mil e 30 mil novos clientes, respectivamente. De referir que a Cabovisão aumentou de novo o seu número de clientes, após um período em que sofreu consecutivos decréscimos.
No que se refere às quotas de clientes de banda larga móvel com acesso através de placas/modem, a quota de clientes da TMN ascende a 55,4 por cento, seguindo-se a Vodafone com 23,7 por cento e a Optimus com 18,3 por cento. A ZON tem uma quota de 2,5 por cento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Aproveite para experimentar novas apps gratuitas no smartphone ou tablet -
Site do dia
A arte pode ajudar a compreender o que sentimos? Descubra em Artetik: From the Art -
Multimédia
ISS de parabéns: 25 anos de um laboratório no espaço que já recebeu mais de 270 astronautas -
How to TEK
Como contribuir para ajudar o Google Maps a descobrir novos locais
Comentários