O números de cidadãos europeus a aceder à Internet através da banda larga tem crescido a bom ritmo durante o último ano, em grande parte devido à procura dos utilizadores por ficheiros partilhados, pornografia e música, isto segundo dados apresentados por um estudo recente da empresa Nielsen/Netratings.

Para a mesma firma, o número de europeus a usar ligações de banda larga à Internet cresceu 136 por cento no ano económico que terminou em Abril de 2003. Os principais responsáveis por estes números são os sites de entretenimento, muito particularmente aqueles habitualmente designados como sendo para adultos.

Em termos de penetração da tecnologia por países, o Reino Unido foi aquele que mais cresceu, triplicando no último ano o número de utilizadores de banda larga, que é agora em 3,7 milhões. Ainda assim, este país mantém-se na penúltima posição deste ranking, com uma taxa de penetração entre os utilizadores de Internet de apenas 21,6 por cento.

No topo desta lista surgem a França (com 39 por cento), Espanha (27,2 por cento) e a Holanda (com 36,6 por cento), taxas que embora idênticas aos dos EUA (com 35 por cento de utilizadores de banda larga), se traduzem num número efectivo de utilizadores muito menor do que o do América do Norte, que, devido à sua dimensão, se cifra em 38 milhões de utentes deste serviço.

A manter-se esta tendência de crescimento, em 2004 existirão 53 milhões de europeus com ligações de banda larga à Internet, o que significará menos 5 milhões de utilizadores do que os Estados Unidos.

Notícias Relacionadas:
2003-02-12 - CE solicita a Estados-Membros que apresentem estratégia para banda larga
2003-01-27 - Comissão Europeia organiza Dia da Banda Larga em Bruxelas
2002-10-28 - Mercado europeu de acesso à Internet por dial-up irá declinar nos próximos anos
2002-03-18 - Conselho Europeu de Barcelona atribui prioridade ao acesso via banda larga
2001-04-11 - Europa terá 14% dos lares com banda larga em 2005

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.