Anda à procura da sua cara-metade? As receitas para o amor são as seguintes: 224 tweets, ou 163 SMS, ou 70 mensagens de Facebook, ou 37 mensagens de correio eletrónico. Pelo menos de acordo com um estudo publicado recentemente pela PIXmania. Este é o número de mensagens que é necessário enviar por serviço para encontrar a cara-metade.

Os homens são de longe os elementos mais ativos na procura de um parceiro amoroso, enviando por ano uma média de 517 mensagens pelo Facebook e Twitter, enquanto as mulheres enviam anualmente 386 mensagens na tentativa de engatar um companheiro.

A investigação concluiu que no espaço de uma geração o tempo que as pessoas dedicam para encontrar o parceiro amoroso caiu para metade, muito por causa do boom das comunicações eletrónicas. Dos casais inquiridos com 55 ou mais anos de idade soube-se que o "processo de conquista" demorou 78 dias, enquanto a faixa etária abaixo dos 25 anos garante que só precisa de 24 dias para atingir o mesmo resultado.

Cerca de 70% dos inquiridos admitiram que depois de um encontro e no espaço de três horas, já estão a contactar digitalmente com a outra pessoa.

"A tecnologia moderna está a disponibilizar rapidez e a encorajar um maior contacto entre os casais. Os dias de escrever uma simples carta de amor para conquistar alguém chegaram ao fim", escreve em comunicado a diretora de martketing PIXmania, Ghadi Hobeika.

Mas se as tecnologias servem para encontrar o amor, também servem para terminar as relações "sem chama". Cerca de 36% dos fins de relacionamento foram feitos através de uma chamada telefónica, 27% já acabaram um namoro por SMS e 13% "despedem-se" através do Facebook e Twitter.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico