Entre as mudanças feitas nos últimos meses está a introdução de um novo elemento visual (um cadeado aberto) que dá aos utilizadores a indicação de que a mensagem não é cifrada. Mas há mais, e a Google juntou-se recentemente a outros players da indústria para tornar a troca de mensagens de correio eletrónico ainda mais segura.

Segundo a empresa, estas ferramentas mais recentes estão a ter um impacto positivo, e a utilização de comunicações de email cifradas aumentou em 25% no último mês e meio, só nos envios.

Mesmo assim a empresa não está satisfeita e quer continuar a aumentar a utilização do TLS, juntando-se à Microsoft, a Yahoo e Comcast para apresentar uma especificação nova ao IETF para "SMTP Strict Transport Security", que visa o desenvolvimento de canais cifrados para as empresas.

Esta semana a Google tem ainda duas novidades: a funcionalidade de Safe Browsing, que avisa os utilizadores de links referenciados por phishing e malware, vai estar disponível no Gmail, evitando que os utilizadores sigam para essas páginas.