O mundo acordou esta sexta-feira com a notícia de que o Reino Unido havia decidido retirar-se da União Europeia. A maioria do eleitorado britânico (52%) votou a favor do "Brexit" de um projeto político que se fixou entre os Estados europeus para consagrar a paz entre países que há não muito tempo protagonizavam a Segunda Guerra Mundial. Mas, como nota o The Verge, boa parte dos eleitores não sabe bem porquê.

Um aumento de 250% nas pesquisas sobre "o que acontece se saírmos da UE" no Google, duas horas após o fecho das urnas, dão a conhecer um dado que pode ter-se traduzido em votos pouco determinados de uma grande parte dos cidadãos.

No topo das pesquisas relacionadas com o referendo, os britânicos também quiseram saber "o que acontece se acabar empatado?" e "o que acontece se o Brexit ganhar?".

Os números foram aferidos pela ferramenta estatística Google Trends e destacados no Twitter.

"Obter um passaporte irlandês" também tem protagonizado boa parte das pesquisas com um aumento de 100% na manhã desta sexta-feira.

União Europeia, Marine Le Pen, Frente Nacional e Reino Unido são outros dos temas mais procurados nas últimas 24 horas, após a líder do partido nacionalista francês ter declarado interesse em ver um referendo semelhante acontecer em França.