O número de lares europeus com acesso à Internet mais do que duplicou, 90 por cento das escolas e empresas estão agora online ao mesmo tempo que a Europa possui a rede de investigação mais rápida do mundo (GEANT), alguns factos que, segundo a Comissão Europeia, mostram o sucesso do plano de acção eEurope 2002 e dos 64 objectivos que o integraram.



Num relatório final avaliador do impacto da iniciativa, a CE conclui que o Plano de Acção contribuiu para que o acesso à Internet crescesse rapidamente, quando no final de 2002 mais de metade dos europeus utilizavam a rede e 43 por cento dos lares tinham ligação à Web.



Na área das telecomunicações os preços caíram e a concorrência aumentou, enquanto no sector do comércio electrónico foram adoptadas uma série de directivas com vista a aumentar a segurança das transacções pela Internet e para assegurar um nível adequado de protecção do consumidor, refere a Comissão. Mediante o mesmo Plano de Acção ficou prevista a adopção de um quadro legislativo para a área das comunicações electrónicas e para o comércio electrónico que entrará em vigor a nível europeu durante o próximo Verão.



O crescimento do uso efectivo da Internet está entre os principais objectivos para o futuro seguindo as directivas do eEurope 2005 Action Plan - a iniciativa que dará continuidade a algumas estratégias definidas pelo eEurope 2002 -, assim como a disseminação das ligações de banda larga aos lares e PMEs europeias. A Comissão Europeia quer mais empresas a recorrerem ao comércio electrónico; escolas não apenas ligadas, mas utilizando a Internet durante as aulas; serviços estatais oferecidos online e completamente interactivos.



"Os objectivos estabelecidos mediante o eEurope foram essenciais para ajudar a Europa (...). Agora temos de olhar para o futuro e apostar em fazer chegar a banda larga à generalidade dos europeus de modo a que a velocidade da mudança possa aumentar", defende Erkki Liikanen, comissário responsável pela Sociedade da Informação e Empresas.


Notícias Relacionadas:

2003-01-12 - CE solicita a Estados-Membros que apresentem estratégia para banda larga

2003-02-12 - Comissão Europeia quer análise para novo enquadramento legal das telecomunicações

2002-06-20 - e-Europe 2005 criticado por dar pouca importância à acessibilidade de pessoas com deficiência

2002-05-29 - Comissão Europeia dá luz verde a plano de acção eEurope 2005