A empresa por detrás do Opera lançou um novo browser alinhado com as ideias da geração Web3 e com especial foco nas criptomoedas. O software, ainda em fase beta, apresenta algumas funcionalidades particulares, como uma carteira de criptomoedas integrada, acesso direto a mercados de moedas digitais e NFTs, bem como suporte para aplicações descentralizadas. A ideia, defende a equipa, é facilitar a experiência Web3, uma vez que esta pode ser desconcertante para o utilizador comum.

Intel prepara lançamento de chip para minerar bitcoins
Intel prepara lançamento de chip para minerar bitcoins
Ver artigo

A carteira, que suporta moedas baseadas em blockchain, como a Ethereum, a Bitcoin, a Celo e a Nervos, por exemplo, existe para permitir o acesso a criptomoedas sem que para isso sejam necessárias extensões adicionais. O browser permite-lhe utilizar outras carteiras que não a nativa, se preferir, adquirir, converter, enviar e receber criptomoedas, bem como conferir saldos.

O suporte para Web3 garante uma proteção com base em blockchain, acesso ao GameFi (um novo sistema que lhe permite ganhar criptomoedas mediante a interações com videojogos) e a um quiosque virtual de notícias sobre blockchain que, segundo a Opera, ajudará os users a dominar conceitos relacionados com esta nova iteração da internet.

A Mozilla, uma das concorrentes da Opera, anunciou recentemente estar a aceitar doações em criptomoedas, mas foi prontamente criticada por utilizadores que salientaram o impacto ambiental da tecnologia. Para se proteger de ataques semelhantes, a Opera confirmou estar a trabalhar na implementação de um padrão Etherium mais eficiente.

As investidas que algumas empresas têm feito no sentido de se aproximarem deste território, onde populam os NFTs e as criptomoedas, têm sido recebidas com algum cepticismo. A Ubisoft, por exemplo, é outra das empresas que tentou integrar NFTs nos seus videojogos, mas foi também alvo de criticas negativas.

O Crypto Browser da Opera está disponível para Android, Windows, Mac e há uma versão para iOS em desenvolvimento. Importa notar que a empresa mantém o Opera regular ativo, bem como o Opera GX, feito especificamente para os gamers.