A Optimus anunciou hoje uma oferta comercial de banda larga móvel suportada na tecnologia HSPA+ com capacidade para downloads até 21,6 Mbps e uploads até 5,76 Mbps. Lisboa e Porto são os primeiros locais a receber o novo serviço que, mesmo nestas zonas, só estará disponível para parte da população.

A suportar o novo serviço, que nos testes realizados em Fevereiro deste ano a empresa garantiu ter conseguido levar aos 20,32 Mbps, a Optimus lança novos tarifários e um novo modem. A mensalidade do serviço pode variar entre os 44,90 euros e os 49,90 euros, enquanto o novo modem (Pen Kanguru E1820) custa 129,90 euros.

Para os actuais clientes dos serviços de banda larga móvel da empresa estão prometidas condições especias de acesso à nova oferta de banda larga, que promete triplicar a actual velocidade máxima de 7,2 Mbps.

De referir que já no final da semana passada a Vodafone apresentou uma oferta idêntica, com preços semelhantes e também ainda de abrangência reduzida. A TMN ainda não fez qualquer comunicação sobre o serviço, mas na sua página de Internet também já tem informação sobre preços e possibilidade de fazer uma pré-reserva, apontando para breve o início da comercilaização do serviço. A TMN propõe uma mensalidade de 49,9 euros para o serviço com 6 GB de tráfego incluido.

A Optimus prevê que a banda larga sem fios cresça este ano 30 por cento, passando a representar metade dos acessos Internet existentes no país.