O programa eTwinning da Comissão Europeia continua a ganhar adeptos entre as escolas da Europa e no último ano duplicou o número de participantes, que se eleva já a 8 por cento das instituições de ensino nos Estados membros. Ontem foram entregues prémios aos projectos considerados exemplares por esta iniciativa.

O programa eTwinning foi lançado em Janeiro de 2005 como uma das acções principais na iniciativa de eLearning da Comissão Europeia e tinha como principal objectivo estimular a utilização dos computadores na comunicações entre escolas, promovendo o diálogo inter-cultural. O acesso à infra-estrutura é gratuito e facilita o estabelecimento de parcerias de curto ou longo prazo entre insituições de ensino dos Estados membros da UE.

Apesar do programa de eLearning da UE ter sido encerrado em 2006, as actividades do eTwinning continuaram, agora integradas no programa de aprendizagem ao longo da vida, que decorre entre 2007 e 2013.

Entre as mais de 23 mil escolas registadas no programa eTwinning, das quais 8 mil desenvolvem acções de parceria, foram entregues prémios a seis escolas que se distinguiram na participação, através da inovação pedagógica, integração no curriculo e utilização criativa das TIC.

O seis projectos finalistas foram escolhidos de entre um total de 350 candidatos apontados por uma comissão de especialistas e integram escolas da República Checa, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Malta, Polónia, Eslováquia e Espanha.

Os vencedores ganham um acampamento de quatro dias para professores e alunos no final de Abril, enquanto que os segundos lugares recebem o convite para participar num dos Workshops de Desenvolvimento Profissional a realizar-se na Europa até Junho de 2007.

Notícias Relacionadas:

2007-02-06 - Escolas portuguesas assinalam Dia da Internet Segura

2001-03-28 - CE adopta plano de acção e-Learning