Praticamente a uma semana das eleições legislativas o TeK decidiu dar uma volta pela Internet e prestar uma visita aos sites dos partidos políticos com assento parlamentar – Partido Socialista, Partido Social Democrata, Partido Comunista Português, Partido Popular, Partido Ecologista "Os Verdes" e o Bloco de Esquerda.



Começando da direita para a esquerda o primeiro site visitado foi o do Partido Popular, que inesperadamente e levando em conta o facto de estarmos em plena campanha eleitoral exibia a mensagem "De momento não é possível estabelecer a ligação". Depois de contactarmos a sede do partido foi-nos dito que, de momento, estava em construção.



Segue-se o site do PSD que gira à volta da figura de Durão Barroso e da campanha eleitoral com uma página de abertura semelhante a um dos outdoors espalhados pelo país. Neste site vai encontrar desde a biografia do secretário geral e candidato a primeiro ministro, Durão Barroso, – acompanhada com uma fotografia de família – até a um manual de campanha que apenas está disponível para os candidatos e directores de campanha.



Disponível no site estão também dados sobre os candidatos às capitais de distrito acompanhados de fotografia do respectivo cabeça de lista. Para quem esteja a considerar aderir ao partido o site disponibiliza em formato PDF os boletins de inscrição, apenas não poderá inscrever-se via Internet já que terá que enviar os impressos por correio para a sede ou secções do PSD.



Todavia, o partido tem também um site institucional onde o laranja domina ao contrário do verde e vermelho do site anterior que se confunde, aliás, com o site do Partido Socialista.



E se no site do PSD pode enviar postais electrónicos via email para divulgar as ideias do partido com uma mensagem escrita por si que irá acompanhada do seu cartaz eleitoral favorito, no site do PS vai encontrar o hino da campanha como toque de telemóvel, frases e imagens que podem ser enviadas através da tecnologia SMS. Se quiser tornar-se militante também poderá fazê-lo através de uma inscrição provisória disponível no site, e se quiser participar na discussão pública poderá fazê-lo através do Fórum – uma funcionalidade que não surge no site do PSD que disponibiliza votações online sobre um tema da actualidade.



Mais à esquerda está o PCP que também aderiu às novas tecnologias em tempo de campanha eleitoral – já que existe uma outra página mais institucional do partido – e que para além do programa eleitoral, da agenda e dos candidatos, disponibiliza ainda em MP3 e Real Audio a "Carvalhesa". Segue-se o site do Partido Ecologista "Os Verdes" cujos os candidatos concorrem nas listas da CDU.



No que diz respeito às legislativas este site disponibiliza apenas a agenda da campanha, um Manifesto Ecologista com as suas propostas e a lista dos candidatos acompanhada das respectivas fotografias. Não se encontra disponibilizada uma forma de inscrição digital no partido.



Por fim, o Bloco de Esquerda apresenta um site que tem o seu ponto forte na disponiblização de artigos sobre as legislativas e as propostas do Bloco, e mais uma vez se quiser aderir à causa pode fazê-lo online através do preenchimento de um formulário que refere que o endereço de correio electrónico será usado como meio preferencial de contacto.