
Contabilizam-se, segundo a Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores, perdas de receitas estimadas em 60 milhões de euros ao ano, “o que dá sensivelmente 14 milhões de euros em receitas de IVA, bem como valores aproximados de 10 milhões de euros de IRC sobre royalties”, afirma Paulo Santos, advogado e diretor geral da Gedipe.
Os prejuízos somam-se também na perda de 10.000 postos de trabalho, direta e indiretamente ligados ao setor, acrescenta o responsável num comunicado enviado à imprensa.
Os dados para Portugal apontam para que o mercado da música tenha perdido 75% da sua faturação, bem como igual percentual dos seus postos de trabalho.
Os valores para o vídeo não são melhores. Este segmento perdeu 80% da sua faturação e, de modo análogo à música, também viu reduzida a sua força laboral em 80%. Em simultâneo, 85% de empresas ligadas ao setor (edição, reprodução e retalho) fecharam portas.
Os números apresentados pela Gedipe, com base em dados da AFP/Audiogest, FEVIP e MAPiNET, apontam ainda para uma perda de vários milhões de espetadores ao ano na área do cinema, “fechando várias salas de cinema e retirando à maior parte das populações do interior do país a sua possibilidade de acesso ao cinema”.
A pirataria tem também consequências no mercado televisivo, “em [des]virtude do streaming ilegal, viu os canais de televisão e de acesso condicionado perderem significativas receitas de publicidade e subscrição”, além de que “grandes multinacionais do audiovisual abandonaram o país contribuindo assim para o desinvestimento externo enquanto fator dinamizador do país”, acusa a Gedipe.
A Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores traça assim um cenário negro do setor audiovisual em Portugal, setor esse que representa mais de 2% do PIB.
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