O perfil @pontifex, a conta oficial do Vaticano na rede social Twitter, vai terminar quando o Papa Bento XVI abandonar oficialmente o cargo no dia 28 de fevereiro. Ainda não é sabido se o perfil vai ser mais tarde recuperado pelo novo líder da igreja católica ou se vai ser criado um novo.

A Rádio do Vaticano afirmou que seria "inimaginável" que alguém pudesse usar a conta papal no Twitter durante a sede vacante, o período no qual não há Papa.

Durante os três meses em que a conta esteve ativa, o @pontifex conseguiu mais de 1,57 milhões de seguidores que puderam receber cerca de 36 tweets de Bento XVI, o último dos quais feito a 17 de fevereiro com a frase: "A Quaresma é um tempo favorável para redescobrir a fé em Deus como fundamento da nossa vida e da vida da Igreja".

Espera-se que o atual Papa escreva uma última mensagem de despedida a todos os seus seguidores.

O perfil do Vaticano segue apenas outros oito perfis, todos eles relacionados com Bento XVI mas endereçados para os falantes de diferentes línguas. Existe também um perfil em português que pode ser consultado em @pontifex_pt, e que tem mais de 87 mil seguidores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico