Um protocolo assinado ontem pela Polícia Judiciária e pela Direcção Regional de Educação do Centro prevê a acção coordenada de escolas e polícia no combate à criminalidade sexual contra crianças e jovens, com especial destaque para ameaças que chegam a através da Internet.



Durante a assinatura do acordo Pedro do Carmo, director nacional adjunto da PJ, admitiu que os fenómenos de criminalidade online envolvendo jovens está a aumentar. Salientam-se crimes como a devassa da vida privada, a difamação por via informática, ou os contactos com adultos que podem vir a culminar em tentativas de abusos.



No que se refere à devassa da vida privada o responsável sublinhou a crescente utilização da Internet pelos jovens para vingar o fim de uma relação, através da utilização de imagens. As imagens, colocados online pelos jovens são também muitas vezes o veículo para uma utilização abusiva por terceiros, escreve o Jornal de Noticias, citando informação fornecida pela PJ com base nas queixas apresentadas naquela força policial ao longo dos últimos meses.



O protocolo assinado com as escolas contempla a atenção a este tipo de situações, mas visa sobretudo o combate a situações pornografia infantil e a fenómenos de contacto online entre adultos e jovens, que possam culminar em situações de abuso.



O responsável considerou que o crescimento deste fenómeno merece segundo as autoridades "um conjunto de diferentes tipos de intervenção humana, designadamente por parte de pais, educadores e pelas próprias crianças", considera Pedro do Carmo citado pelo diário.



Notícias Relacionadas:

2007-02-19 - Descargas de jogos a partir da internet é prática comum entre jovens portugueses

2005-07-15 - PJ elimina rede de pedofilia em Portugal que recorria a tecnologia P2P

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.