O email não é muito diferentes de outros que circulam com pedidos adicionais de dados dos utilizadores, neste caso relacionando as contas PayPal. A Polícia Judiciária diz que este tipo de esquemas está a aumentar de intensidade e que os meios alternativos de pagamento na internet são particularmente vulneráveis a esquemas deste género, adianta hoje o Diário de Notícias.

Como acontece noutros esquemas de phishing o email está escrito em português mas com falhas que permitem a um leitor mais atento detetar incorreções que podem deixar o utilizador em alerta. O alegado bloqueio da conta é o "mote" para levar os clientes da PayPal a preencher um formulário que recolhe dados adicionais que permitirão aos crackers aceder às contas.

A PayPal admitiu que o esquema é fraudulento e pede a todos os utilizadores que recebam a mensagem que alega ser proveniente do remetente Paypal Europa para a reenviarem para o email spoof@paypal.com para que se proceda ao seu bloqueio.

Existem atualmente cerca de 150 milhões de clientes da PayPal, que é um dos serviços mais visados pelos esquemas de phishing na Internet.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico