Avança a Bloomberg que a Sony está a preparar um novo plano premium para concorrer com o Xbox Game Pass, da Microsoft. De acordo com fontes citadas pela agência noticiosa, esta nova subscrição dará acesso a uma biblioteca de jogos clássicos e modernos, tal como acontece na proposta da Microsoft.

Documentos revelam que existirão três níveis de serviço, sendo que o primeiro incluiria os mesmos benefícios que o PlayStation Plus atual. O nível dois garante acesso a um catálogo de jogos, ao estilo do Game Pass, e o terceiro oferece tudo isto mais acesso a demos, streaming de jogos e uma secção exclusiva do catálogo anteriormente mencionado, com jogos da PS1, PS2, PS3 e PSP.

O projeto está a ser desenvolvido sob o nome de código "Spartacus" e promete reorganizar toda a oferta de programas de subscrição do ecossistema PlayStation. Para além disso, e tal como sublinha o IGN, esta seria uma forma de garantir a retrocompatibilidade das consolas da marca, uma funcionalidade muito solicitada pela comunidade.

O "Spartacus" deverá ser lançado no segundo trimestre de 2022. A marca PlayStation Plus vai manter-se, uma vez que esta oferta será integrada na marca. O nome PlayStation Now pode desaparecer com a integração das suas funcionalidades nestas subscrições.

O sucesso desta oferta pode depender do catálogo de jogos que a Sony vai incluir na mesma. Atualmente, os portadores de uma PS5 já têm acesso a 20 clássicos PlayStation (Detroit: Become Human, Uncharted 4, God of War, Bloodborne, entre outros), mas a disponibilização de muitos outros será necessária para combater o maior ponto de venda da Xbox, atualmente.