Em 2013 as pequenas e médias empresas deverão reforçar a aposta em redes sociais. De acordo com dados da Deloitte, 51% das empresas deste segmento já tiram partido das redes sociais para chegar ao cliente e em 2013 vão reforçar essa aposta.



De um modo geral, no ano que esta semana se inicia, as empresas tendem a valorizar mais os ganhos que podem obter com o investimento nestas plataformas, reforçando o investimento que para aí canalizam. A conclusão é da E.Life, empresa especializada em serviços empresariais nesta área, a operar no Brasil e em Portugal.




“Se já 2012, várias marcas relançaram produtos, mudaram embalagens ou investiram em serviços a partir de insights obtidos em redes sociais, em 2013 os resultados serão ainda mais flagrantes com impactos profundos no marketing e planeamento estratégico”, antecipa a empresa.




No mesmo leque de tendências digitais para 2013, a E.Life coloca a mobilidade, sublinhando que os dispositivos móveis serão cada vez mais o meio de acesso privilegiado a aplicações e serviços, tendência que se estende às redes sociais.




Num ambiente onde as redes sociais assumem cada vez mais relevância na relação entre empresas e clientes, o social CRM tende a ganhar também mais relevância, enquanto ferramenta de gestão de reclamações e atendimento nas plataformas sociais.

A este nível a E.Life acredita ainda que irão surgir plataformas onde os próprios consumidores respondem a dúvidas mais comuns de outros consumidores, que não exijam recurso a dados da empresa.




A empresa também antecipa que a popularidade dos smartphones com GPS e do sistema de likes do Facebook vão fomentar o desenvolvimento de aplicações focadas na sugestão de compra de artigos em lojas físicas, apps que ajudarão a divulgar promoções ou campanhas, por exemplo.




A E.Life alinha ainda como tendências para 2013, tópicos como o Big Data (gerir a enorme quantidade de dados digitais existentes), o Software as a Service (cloud), a Social TV ou a Realidade Aumentada, como forma de assegurar novos tipos de interação digital entre marcas e consumidores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico