A polícia inglesa anunciou hoje a detenção de um jovem de 19 anos, suspeito de participar em ataques de hacking e negação de serviço (DDoS). Alegadamente tratar-se-á de um dos responsáveis pelos ataques aos sistemas informáticos da Sony e ao site da CIA, reportam os meios de comunicação internacionais.

A detenção aconteceu durante a noite de ontem, na sequência de uma operação planeada em antecipação e levada a cabo em conjunto pela unidade de crimes informáticos da Polícia Metropolitana e do FBI. O suspeito encontra-se detido, numa esquadra de Londres, para prestar declarações.

De acordo com a Associated Press, na sequência da detenção, que teve lugar na localidade Wickford, a cerca de 55 quilómetros da capital inglesa, foi ainda apreendida uma "quantidade significativa de material" para investigação.

A hipótese de o jovem fazer parte do grupo LulzSec - que reivindicou os ataques à Sony e aos sites do Senado norte-americano ou da CIA, por exemplo - tem sido levantada um pouco por toda a parte, mas a polícia não confirmou a ligação.

Serviços como a Sky News noticiaram mesmo que o detido em causa é o líder do grupo de hackers, mas a possibilidade parece ter sido descartada pela organização, no seu perfil no Twitter.

"Parece que o glorioso líder do LulzSec foi preso. Tudo irá terminar agora. Mas esperem lá… nós ainda estamos aqui! Quem terá sido o desgraçado que eles prenderam?", escrevem num post publicado hoje.

O grupo tem-se mostrado particularmente activo nas últimas semanas. Servidores do Senado norte-americano e da Bethesda Softworks, o site do canal de televisão PBS e da CIA, a Nintendo e a Infragard, uma empresa que trabalha em estreita colaboração com o FBI, são alguns dos exemplos de acções reivindicadas por este colectivo de hackers, que ontem avisou que ainda não tinha anunciado todos os ataques feitos.