Entre Julho e Dezembro do ano passado o site Internet Segura recebeu uma média de 7.200 visitas únicas por mês. No mesmo período foram consultadas pelos utilizadores 132 mil páginas.



Integrada neste site está a Linha Alerta que registou uma média de 4.800 visitas mensais, para um total de 1.226 denúncias de potenciais situações de conteúdos ilegais publicados online. Dos casos comunicados acabou por se confirmar que em 300 situações havia matéria para uma investigação mais aprofundada das autoridades.



A grande maioria destas situações estava relacionada com pornografia e uma percentagem mais reduzida com conteúdos xenófobos e de apelo à violência. Dos casos analisados apenas 37 correspondiam a sites alojados em Portugal, detalha a UMIC que faz o balanço do projecto.



O Internet Segura é a iniciativa portuguesa a tirar partido da oportunidade de financiamento europeia criada com o Internet Safer Plus criado para levar os Estados-membros a dinamizar políticas para uma utilização mais segura da Internet. A equipa de desenvolvimento do projecto português agiu em três frentes criando um site onde é possível obter conselhos para uma navegação online mais segura; criando um espaço para a denúncia de conteúdos ilegais e reformulando um site direccionado para a comunidade escolar, também sobre segurança.



Nesta primeira fase de vida o site do projecto (Internet Segura) mantém-se informativo, mas o objectivo é que venha a tornar-se também formativo e interactivo. A segunda fase do projecto, que permitirá os novos desenvolvimentos, deverá estar concluída em Julho deste ano.



No âmbito da iniciativa foi também relançado o site Seguranet, dedicado à comunidade escolar. Os dados da UMIC apontam para que a nova versão do site tenha registado em Dezembro 4.900 visitas e 25.189 páginas consultadas.



Notícias Relacionadas:

2008-01-17 - Linha Alerta da Internet Segura com 1.226 denúncias em seis meses