A APDSI tem a partir de hoje disponível um endereço online onde os cidadãos poderão relatar as suas experiências menos bem sucedidas com a Administração Pública. A iniciativa, denominada "Kafka" - aludindo ao espírito do escritor -, partiu de um dos grupos de trabalho daquela associação e além de "denunciadora", pretende, ao mesmo tempo, constituir-se como construtiva de "cenários de futuro" para o sector, segundo explicaram os seus responsáveis em conferência de imprensa.




O Kafka propõe-se ser uma espécie de fórum de discussão que facilita a interacção entre os cidadãos através da publicação controlada de conteúdos, relacionados com problemas com os serviços públicos ou com a sociedade portuguesa em geral, para os quais seja possível imaginar soluções que recorram às tecnologias. "O objectivo é tentar alternativas para a Administração Pública Electrónica", salientou Dias Coelho, da APDSI.




Qualquer cidadão poderá aceder livremente ao Kafka e consultar os conteúdos publicados. Ao registar-se como utilizador, poderá ainda participar neste fórum "kafkiano" sobre a Administração Pública e relatar as suas próprias experiências ou propor soluções no âmbito da Sociedade da Informação e Administração Pública Electrónica para questões colocadas por terceiros.




Todos os conteúdos remetidos estão sujeitos à aprovação da gestão do portal e só depois são disponibilizados ao público. Podem, no entanto, ser consultados, alterados ou mesmo eliminados pelo seu criador enquanto não forem aprovados, salientam os responsáveis.




De momento apenas acessível a partir do site da APDSI, o Kafka pretende ter a muito curto prazo um endereço próprio, que facilite em maior grau o acesso por parte do público em geral. A proposta passa por http://kafka.apdsi.pt, mas ainda não saiu disso mesmo, salvaguarda Luís Vidigal, um dos elementos do grupo de estudo da APDSI responsável pela iniciativa online.




Luís Vidigal acrescenta que o nível de sofisticação do Kafka tem muito por onde evoluir, mas isso dependerá do sucesso que o portal conseguir reunir. "O ideal seria fazer chegar as situações e respectivas propostas de solução às entidades com responsabilidades", afirmou.

Notícias Relacionadas:

2005-02-11 - Partidos políticos mostram estratégias para a Sociedade da Informação em debate da APDSI

2003-07-11 - APDSI analisa implementação da Administração Pública electrónica em Portugal

2003-01-29 - Mudar a máquina da Administração Pública para servir o cidadão