O ministro da Economia apresenta hoje formalmente o Portal SIM, a primeira iniciativa do Plano Tecnológico para as PMEs proposto pelo Estado e através do qual os interessados podem apresentar as suas candidaturas a projectos, ter acesso soluções de incentivo à criação de novas organizações ou de novos negócios em empresas já existentes, a estímulos para a qualificação de competências de gestão, a soluções de incentivo ao lançamento das actividades de exportação, inovação tecnológica e de internacionalização para as pequenas e médias empresas.



O Portal SIM - Soluções Integradas para a Modernização – é um agregador de toda a informação necessárias às PMEs sobre o sistema de incentivos criados no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, o QREN, para o período de 2007 a 2013, e está alinhado com a Estratégia Europeia para as PMEs. A sua meta, de acordo com o MEI, é "disponibilizar aos empresários soluções integradas para os apoiar na modernização das suas empresas".



Na cerimónia de lançamento do portal, a realizar hoje pelas 20 horas, estarão presentes vários representante dos organismos ligados ao financiamento das PMEs e às soluções a disponibilizar, nomeadamente Jaime Andrez (IAPMEI), Rui Boavista Marques (AICEP), Jorge Marques dos Santos (IPQ), Luís Filipe Costa (InovCapital) e Nelson de Sousa (QREN), e o ministro da economia, Manuel Pinho.



Aquando a apresentação do portal, há uma semana, o ministro revelou à margem da conferência que o QREN vai disponibilizar "22 mil milhões de euros ao longo de sete anos". Em declarações à Lusa, o Manuel Pinho referiu ainda que a par deste instrumento pretende criar um site próprio bilingue para as PME exportadoras, assim como um programa Erasmus para gestores de PME, com o objectivo de promover o contacto com a realidade das empresas semelhantes na Europa.



Notícias Relacionadas:

2007-10-08 - Governo apoia competitividade das PMEs inovadoras com 530 milhões de euros