Portugal nem sempre surge bem classificado nos rankings europeus de acesso à Internet, mas no que se refere à utilização da tecnologia pelas empresas não é o caso. Números relativos a Janeiro deste ano mostram que 92 por cento das empresas a operar em Portugal (com 10 ou mais empregados) estão ligadas à Internet, das quais 81 por cento através de banda larga. Em termos médios, 93 por cento das empresas da União Europeia acedem à Internet, 81 por cento através de ligações de banda larga.

Ainda assim, no que se refere à existência de ligação à Internet, Portugal fica apenas à frente da Bulgária, Chipre, Letónia, Hungria, Malta, Roménia, num ranking que inclui os 27 países da União Europeia, a Islândia e a Noruega. Já no que se refere às ligações de banda larga, são 11 os países da tabela divulgado pelo Eurostat abaixo de Portugal, praticamente os mesmos que figuram nos últimos lugares da lista relativamente ao acesso à Internet, com uma excepção, a Áustria. Neste país, a penetração da banda larga no mundo empresarial não vai além dos 76 por cento, isto embora 97 por cento das empresas tenham acesso à Internet.

Já no que refere à manutenção de uma presença online, Portugal está abaixo da média com menos de metade das empresas que operam no país a manterem uma presença na Internet (46 por cento, contra uma média de 67 por cento na UE a 27).

Os números também mostram que dois terços das empresas online aproveitam essa presença para mostrar catálogos de produtos ou preços e um quinto para aceitar encomendas. A mesma percentagem usa o canal para anunciar emprego e apenas 7 por cento aceita pagamentos nas suas plataformas online, um número que sendo baixo não difere muito da média europeia, que não vai além dos 10 por cento.

Curiosamente, o país com maior número de plataformas empresariais que aceitam pagamentos é a Lituânia, onde 39 por cento dos sites empresariais têm esta capacidade.