Espanha levou para casa o título de campeã europeia de futebol, mas matéria de popularidade online os títulos distribuem-se de outra maneira. Portugal e Inglaterra são as grandes vencedoras da "batalha" travada nas redes sociais, revela um estudo divulgado hoje.

De acordo com a análise "O Euro 2012 nas Redes Sociais", que avalia as reações expressas em serviços de media social, as seleções portuguesa e inglesa foram as mais mencionadas online. "Estima-se que a referência a Portugal tenha sido vista por mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo durante o EURO2012", escrevem os autores do trabalho.

Na análise por grupos, as campeãs são Polónia (A), Portugal (B), Espanha (C) e Inglaterra (D), detalha a Inesting, empresa de marketing digital que assina o estudo - baseado na monitorização de palavras-chave pré-definidas, levada a cabo entre 8 de junho e 1 de julho.

Os portugueses são também os que mais falaram sobre o Euro2012 em serviços como o Twitter, Facebook, YouTube, Google+, Picasa, Friendfeed, Flickr e blogs. A Irlanda é o outro nome na lista dos países que mais comentam o campeonato europeu de futebol online.

Entre os jogadores, Cristiano Ronaldo é o mais popular, com 22% das referências online por sua conta. O interesse gerado pelo atleta (e pela seleção nacional) já tinha inclusivamente merecido um alerta por parte da empresa de segurança McAfee, que avisou para o aumento de ataques online a recorrer ao nome da celebridade portuguesa como "isco".

Segundo os dados do "Barómetro de Aprovação" incluído no estudo, o capitão da seleção portuguesa e Paulo Bento iniciaram o Europeu com avaliação negativa nas redes sociais. O selecionador nacional apenas conseguiu avaliação positiva após o jogo com a República Checa. Cristiano Ronaldo "acabou por alcançar a aprovação dos críticos ao longo do EURO, conquistando progressivamente o coração dos adeptos", detalham os analistas.

Reações menos positivas terão gerado as últimas exibições de Miguel Veloso, levando os internautas a nomearem Hugo Viana como alternativa. Outro dos preferidos online, foi Bosingwa, apontado como defesa direito preferido, mesmo sem ter sido convocado.

Nelson Oliveira foi considerado o melhor ponta de lança, "numa luta renhida com Hugo Almeida e Hélder Postiga", lê-se ainda no comunicado enviado aos meios de comunicação para divulgar os resultados daquela que é a 3ª fase do estudo.

Foi ainda observado que, enquanto as vitórias eram celebradas com entusiasmo online, a derrota frente a Espanha, que determinou a eliminação de Portugal, foi vivida sem exteriorizações nas redes sociais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico