Portugal é o 13º país da OCDE com mais ligações à Internet de banda larga e o oitavo no ranking de Estados-membros da União Europeia, à frente de países como a Espanha, Alemanha, França ou Reino Unido e registando uma subida face ao ano anterior.

Os dados são avançados hoje pela Lusa, que cita um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), baseado nos valores registados em Dezembro de 2009.

Os números apresentados dizem respeito aos acessos combinados de internet de banda larga móvel e fixa entre os países membros da organização, numa lista que é liderada pelo Japão e Coreia do Sul.

Portugal é especialmente bem sucedido no que respeita à penetração de banda larga móvel, tendo sido já este ano considerado, num relatório da Comissão Europeia,o segundo país da UE com mais acessos deste género.

Mesmo assim, e de acordo com os dados da OCDE, o país registava (em Dezembro de 2009) uma subida de duas posições, face ao período homólogo, também no que respeita à implementação da banda larga fixa. Nesta tabela encontra-se em 23º lugar, com 17,9 subscrições por cada 100 habitantes.

Ainda de acordo com os dados desta organização, também na análise relativa apenas aos países da UE, Portugal sobe duas posições na tabela daqueles que registam maior penetração de banda larga fixa, terminando o ano de 2009 no 14º lugar.