É hoje apresentado o portal Net-Emprego Imigrante, um canal onde será possível colocar e consultar ofertas de trabalho não satisfeitas por trabalhadores nacionais ou da União Europeia, abrindo-se as candidaturas a cidadãos de outros países às mesmas oportunidades. No mesmo canal é possível ainda o acompanhamento do tratamento das ofertas de emprego até ao seu preenchimento.



O novo portal permite que todas as empresas sedeadas em Portugal possam apresentar as suas propostas, tornando-as acessíveis não só aos candidatos que vivem em Portugal como a todos os cidadãos a residir dentro e fora do espaço comunitário.



De acordo com o comunicado emitido pela Presidência do Conselho de Ministros, esta iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional resulta da "fixação do contingente para a concessão de vistos de residência, para cidadãos de países não pertencentes à União Europeia, no quadro da nova Lei que regula a entrada e permanência em Portugal de cidadãos estrangeiros".



Outra novidade, no âmbito da modernização da Administração Pública, é o facto de, desde sexta-feira estar activo o novo serviço do IEFP que privilegia os SMS como meio de contacto com os utentes inscritos nos Centros de Emprego.



Nesta primeira fase, estão disponíveis três serviços: o envio de SMS sobre a existência de ofertas de emprego adequadas ao perfil do cidadão, de mensagens a notificar o utente para processos de recrutamento em curso ou para confirmar o registo das ofertas de emprego comunicadas.



Notícias Relacionadas:

2008-02-08 - Simplex 2008: Saúde e desburocratização dos processos empresariais nas metas do Governo