Para além da habitual mostra de tecnologia e inovação, conferências e debates, o Portugal Tecnológico estreia-se este ano na organização de uma área dedicado aos videojogos e actividades destinadas a captar as atenções dos mais novos.

A iniciativa, designada TEKLan Party, terá lugar no Pavilhão 3 da FIL, numa área de acesso gratuito onde será possível navegar na Internet, jogar em rede, ouvir música, ver filmes e competir na "nova vertente desportiva, os Electronic Sports", detalha a organização em comunicado.

As portas do espaço abrem às 18 horas de quarta-feira, 22 de Setembro, com as actividades a prolongarem-se até ao fim do dia 26, entre torneios Inter-Escolas e individuais (os Torneios TEKLan).

A competição vocacionada para as escolas conta com desafios de um contra de PES 2010 (na PS3) e Tackmania (para PC), ou cinco contra cinco, no caso do Counter Strike (em PC). Para além destas modalidades, os torneios TEKLan Party incluem ainda um torneio de Call of Duty 4.

Em todos os casos a participação implica que os concorrentes se inscrevam previamente no site do evento - onde também podem consultar a agenda detalhada do evento.

A organização adiantou ainda que entre os dias 24 e 25, os concorrentes poderão dormir no recinto e que "para a participação em actividades que requeiram o uso de um computador é necessário os participantes trazerem o seu PC ou portátil com o respectivo software", bem como "cabos, fichas de alimentação, extensão, fichas triplas, webcams, p-pads e outros acessórios que possam necessitar".