A promoção da sociedade de conhecimento junto dos mais jovens através da utilização das novas tecnologias e da Internet como ferramenta de trabalho é o mote para a segunda edição do PT Escolas, promovido pela Portugal Telecom em parceria com o Ministério da Educação.



A cerimónia de abertura da iniciativa decorreu hoje, em Lisboa, com o presidente do Grupo PT, Henrique Granadeiro a salientar que esta não é apenas uma acção educativa mas também uma "acção de cidadania" que encaixa como "uma das prioridades da PT pelo seu papel enquanto empresa preocupada com a modernização do país".



Desta forma serão colocadas ferramentas ao serviço das escolas, por forma a contribuir para promover a Internet de banda larga junto dos utilizadores mais jovens, "ajudando-os a construir o seu futuro" "transformando a informação em conhecimento e o conhecimento em sabedoria", afirmou o responsável.



O lema do PT Escolas 2 assenta na premissa "Do Saber ao Fazer" e inclui um conjunto de acções integradas que irão estimular a chamada "net rápida" como "ferramenta de trabalho, de pesquisa e de produção de conteúdos em português" na rede. Um projecto que Henrique Granadeiro apelidou de "jornalismo de cidadania".



A iniciativa é pioneira à escala europeia e é suportada numa rede de telecomunicações moderna que, este ano contará com o apoio dos Caminhos de Ferro Portugueses (CP) como parceiro.
Para o efeito foi disponibilizada uma carruagem equipada tecnicamente para responder às sessões práticas de trabalho, onde, durante uma hora e meia, alunos e respectivos professores poderão aprender, criar e publicar conteúdos multimédia na Internet.



Outras das iniciativas associadas ao projecto são o portal turma.sapo, onde são disponibilizados conteúdos educativos, como apontamentos, enciclopédias ou dicionários e, através do qual os alunos podem criar os seus próprios conteúdos e o Sapo Challenge On Line, um concurso permite que as dez melhores escolas participem na fase final, disputada num programa da RTP, e ganhem a "Escola do Futuro".



Para Henrique Granadeiro a edição deste ano é uma evolução do que já foi feito em 2005 e é "uma aposta nas pessoas e nas suas competências", uma vez que " a tecnologia pode ajudar os jovens portugueses a construir o seu futuro", sendo o objectivo da PT "contribuir para a formação de pessoas aptas para a sociedade".



Presente no evento de abertura formal do projecto, a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, salientou o exemplo de colaboração entre instituições para levar a promoção de uma segunda edição do projecto que, de acordo com a responsável, diferencia-se do primeiro PT Escolas pela evolução e estreitamento entre "a utilização das tecnologias e a aprendizagem".



Por sua vez, Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, recordou uma das peças centrais da acção do Governo, referindo no seu discurso a importância do Plano Tecnológico como "um conjunto articulado de políticas e medidas que visam tornar Portugal numa sociedade de conhecimento" vencendo "o atraso científico e tecnológico e qualificando os recursos humanos", pelo que, "este é um projecto cujas prioridades estão bem alinhadas com as do Governo".



O responsável salienta que é necessário reunir esforços ao nível das idades mais baixas para que as tecnologias passem a fazer parte das suas vidas e refere que é necessário melhorar, cada vez mais, o que já existe no país, pois a crescente utilização de banda larga vai exigir "maiores necessidades de infra-estruturas".



Até ao dia 27 deste mês as Oficinas do Conhecimento vão estar em Lisboa, partindo depois para Santarém. Nos próximos meses a carruagem da CP vai deslocar-se às principais estações ferroviárias das capitais dos distritos nacionais, incluindo nos Açores e na Madeira.



O PT Escolas 2 está aberto a todas as escolas do país, com alunos entre os 12 e os 18 anos, que queiram participar.

Notícias Relacionadas:

2005-04-18 - PT Escolas promove utilização da Internet como ferramenta educativa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.