Com o lançamento da primeira edição do SOL, o semanário estreou-se também na Internet, oferecendo aos leitores a possibilidade de criar o seu próprio blog. O espaço permite comentar notícias ou introduzir novos assuntos à discussão, embora muitos dos 2.699 blogs já criados não tenham ainda qualquer tipo de conteúdo introduzido.



Quem escreve fá-lo por motivos diversos, que podem até passar pela divulgação de poesias, textos humorísticos, etc. Na lista de blogs criados há alguns nomes conhecidos como o director do jornal José António Saraiva, com um post, Margarida Rebelo Pinto (também com um post mas que já mereceu mais de 1500 visitas), Marcelo Rebelo de Sousa, Miguel Portas ou Paulo Portas.



A prazo o grupo pretende que o papel da Internet reforce ainda mais o relacionamento entre leitores e jornal e promete para breve disponibilizar a possibilidade de criar sites e oferecer aos leitores a possibilidade de contribuírem para a edição online, ou mesmo escrita, com notícias e fotografias.



A ideia, explica Marta Pires, um dos membros da equipa online, é tentar envolver o leitor e fazer dele também um repórter que ajude a fazer chegar ao jornal informação que de outro modo poderia não ter cobertura.



Mas para já a grande novidade é de facto o serviço de blogs. Aos poucos, o ritmo de adesões está a abrandar, embora o jornal espera que se mantenha em crescimento e com conteúdos interessantes que serão destacados na página online, como já acontece com os blogs dos colunistas.



Marta Pires garante que a rápida adesão ao serviço de blogs do SOL não foi uma surpresa e afirma que o grupo já estava preparado para o fenómeno. Aliás, os falantes da língua portuguesa vêm demonstrando com insistência a sua apetência para utilizar este tipo de serviço.



De acordo com os últimos números do Technorati, que analisa 54,7 milhões de blogs em todo o mundo, a língua portuguesa suporta 2 por cento da blogosfera mundial. Os mesmo números mostram que são criados todos os dias 75 mil novos blogs actualizados com 1,2 milhões de posts diários.



SAPO Blogs entra na idade adulta e abandona versão beta



Em Portugal a liderança da blogosfera mantém-se nas mãos do Google através do Blogger que, de acordo com Maria João Nogueira, responsável pelo serviço de blogs do SAPO, capta 75 por cento do mercado (números do Netpanel).



Isto não impede que os serviços nacionais angariem todos os meses, todas as semanas e mesmo todos os dias centenas de novos "clientes" destas páginas pessoais. O SAPO, que estreou em Março uma nova plataforma, acumulou desde então 66.781 novas páginas pessoais, o que à luz da média dos últimos três meses traduz uma taxa de crescimento diária de 336 blogs.



As páginas do SAPO Blogs acumulam por agora 322.795 posts, numa altura em que o serviço se prepara para dar mais um passo na sua evolução e converter-se em versão definitiva, marcada já para a próxima segunda feira.



O SAPO Blogs estava em beta desde o seu lançamento em Março, embora já com a grande maioria das funcionalidades pensadas para o serviço. Ainda assim, Maria João Nogueira garante que até final do ano o serviço tem surpresas para revelar.



AEIOU estreia nova plataforma de blogs no final do ano



Outra popular plataforma nacional de blogging é o Weblog.com.pt. Criada pelo jornalista Paulo Querido e vendida ao AEIOU em Fevereiro deste ano, a plataforma tem sido alvo de melhoramentos que visam colmatar algumas das suas fragilidades. Como explica Armando Baptista, director geral do AEIOU, é uma plataforma que "tem grandes forças e grandes fraquezas".



O mesmo responsável adianta que o AEIOU está também a trabalhar numa nova plataforma que deverá estar em funcionamento no final do ano. Armando Baptista garante que o Weblog só desaparecerá se toda a sua comunidade de utilizadores migrar para a nova plataforma, mas admite que o grupo está a trabalhar para garantir que a migração seja automática. Caso não seja, fica a promessa que o Weblog não será descontinuado enquanto existirem utilizadores.



Armando Baptista reconhece que a tecnologia usada pelo Weblog o torna uma ferramenta poderosa para quem quer editar conteúdos, mas explica que esta grande vantagem não é difícil de manter na nova plataforma, que adicionará outros atributos. Estabilidade, rapidez e suporte para um rápido crescimento da comunidade são alguns dos aspectos destacados.



Aspectos a melhorar são também os mecanismos de autenticação do utilizador e a protecção contra fenómenos como o spam ou as ferramentas de gestão de comunidades.


Notícias Relacionadas:

2006-02-07 - AEIOU entra no mundo dos blogs com aquisição do Weblog.com.pt
2005-08-03 - Internautas criam 80 mil blogs por dia