O comércio online continua a não reunir a preferência dos internautas portugueses para realizar as aquisições de presentes de Natal. Um estudo realizado pela MultiDados mostra que mais de 61 por cento dos inquiridos não pretende fazer compras através da Internet, sendo que a grande maioria dos utilizadores afirma preferir as grandes superfícies, entre hipermercados e centros comerciais, para comprar os presentes de Natal.



As principais razões apontadas pelos internautas para não fazerem compras online são o facto de gostarem de ver e tocar nos produtos, apontado por 14 por cento dos inquiridos, sendo que a falta de confiança nos sites de vendas foi referida por 11,5 por cento.



Entre os utilizadores que admitem fazer compras online, a principal motivação é a comodidade, mas a possibilidade de atraso das encomendas e o facto de não poderem comprovar a qualidade dos produtos são indicados por 35,6 e 31,5 por cento dos inquiridos, respectivamente.



Nas compras realizadas na Internet os artigos preferidos são ainda os livros, roupa, DVDs e CDs. A intenção de gastos anda entre os 51 e os 100 euros, um valor equivalente ao que a um terço dos inquiridos que compra offline tenciona despender.




A análise da MultiDados mostra ainda que a maioria dos inquiridos deixou as compras de Natal para Dezembro e que prefere as grandes superfícies (79,3 por cento) e que apenas 20,7 por cento afirma preferir o comércio tradicional. Entre os produtos preferidos destaca-se a roupa (referido por 28,8 por cento dos inquiridos), livros (24,5 por cento), CD e DVD, perfumes, brinquedos e chocolates.



O estudo da MultiDados foi realizado junto a 1.004 portugueses com acesso à Internet entre os dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro.

Notícias Relacionadas:

2005-09-12 - Actualização e qualidade da informação determina fidelidade a websites

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.