(Actualizada)

É hoje o último dia legal para a entrega online das declarações anuais de impostos, para os contribuintes da segunda fase, que aufiram rendimentos de trabalho independente. Até esta madrugada tinham sido entregues no Portal das Finanças 1.192.104 declarações de impostos da segunda fase. No ano passado chegaram aos serviços das finanças mais de 1,44 milhões de declarações.



Tal como o TeK já tinha referido ontem, a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas tem pressionado o Ministério das Finanças e da Administração Pública para adiar o prazo de entrega das declarações de IRS e IRC (que também termina hoje), garantindo que estão por entregar cerca de 500 mil declarações.




À Ordem juntam-se também hoje os protestos do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que descreve uma situação quase caótica, defendendo igualmente um adiamento do prazo. "O problema é no acesso, não há acesso e logicamente os funcionários entram em stress", afirmou Hélder Ferreira, presidente do Sindicato, à TSF.



A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas diz que os atrasos na entrega das declarações de impostos este ano se devem à disponibilização tardia dos formulários electrónicos pelo ministério, que criou dificuldades às empresas e aos técnicos oficiais de contas para preencherem as declarações electrónicas. O MFAP já assegurou que não pretende alargar prazos, por não ter detectado anomalias de maior no processo.



Na primeira fase de entregas do IRS foram recebidas online pelos serviços das finanças 2.761.598 declarações, um número ligeiramente superior ao do ano anterior, quando tinham sido entregues 2.738.744.



Este ano a entregua online das declarações anuais de impostos teve novos prazos coincidindo, pela primeira vez, com o mês de calendário. Em 2011 foi ainda reeditado o reembolso antecipado para entregas online da declaração, num prazo máximo de 20 dias.




Nota da Redacção: Já ao final do dia o Ministério das Finanças comunicou o adiamento do prazo. Leia a notícia aqui