Um relatório da empresa de estudos de mercado Quantum-Web mostra que o preço dos serviços de banda larga na Europa é ainda elevado, rondando em média os 74,61 euros por mês para as velocidades de 512 Kbps. A empresa afirma ter avaliado as ofertas de 83 operadores em 32 países, num total de mais de 730 pacotes tarifários.



Os números da Quantum-Web não deixam de ser surpreendentes, sobretudo quando comparados com os valores praticados em Portugal e com as melhores práticas dos países da União Europeia, apesar de outros relatórios de diferentes empresas de estudos de mercado mostrarem que a Europa tem custos de acesso à Internet em banda larga superiores aos de outras regiões geográficas.



A Quantum-Web destaca porém no seu relatório que para a diversidade de preços contribuíram negativamente os países da Europa de Leste, onde os custos são ainda muito elevados, sobretudo se comparado com a Europa Ocidental.



Salientando que os resultados do estudo sublinham que a liberalização do lacete local continua a ser um desafio que deve ser resolvido pela Comissão Europeia para assegurar a competitividade efectiva do mercado, o Broadband Benchmarks Europe, publicado esta semana, complementa a análise tarifária com uma análise a dados específicos e perfil de cada país em termos de oferta de serviços de Internet em banda larga.



A empresa afirma em comunicado que de todos os pacotes tarifários estudados, cerca de 30 por cento se enquadra no perfil de custo e velocidade referido como médio, com uma mensalidade de 74,61 euros e uma velocidade na ordem dos 512 Kbps.



Em destaque fica a tarifa mais barata na ordem de velocidade de 1 Mbps, oferecida pela Bostream na Suécia, com uma mensalidade de 1,96 euros, enquanto na classe de 1.536 Kbps a Arcor da Alemanha ganha comparativamente aos seus concorrentes, com a tarifa mais baixa para os utilizadores.



Dentro da classe de velocidade de 512 Kbps, a variação de tarifas é enorme, segundo apurou a Quantum-Web, com a mensalidade mais cara a custar 17 vezes mais do que a mais barata.



A análise da Quantum-Web não se limitou à tecnologia DSL, abarcando os serviços de acesso à Internet através de redes de cabo e satélite que contam com uma quota de mercado de 27%, o que garante a este relatório uma perspectiva extensiva com dados detalhados a nível de cada mercado vertical e de cada país.

Notícias Relacionadas:

2003-04-17 - Europa mantém preços de tecnologia DSL acima das outras regiões

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.